Testes para recrutamento e seleção mais utilizados

Para ter sucesso na contratação de profissionais, os recrutadores precisam encontrar pessoas que tenham as competências necessárias e alinhamento com o a cultura e os valores da empresa. E antes de passar para a fase de entrevistas, deve-se fazer uma filtragem assertiva de candidatos. Esta etapa inicial não deve ficar restrita à avaliação de currículo, sendo necessária a aplicação de testes para recrutamento e seleção.

Tais testes podem ser úteis para se avaliar características como: capacidade analítica, escrita e compreensão de texto, conhecimentos técnicos, perfil comportamental e assim por diante.

Vejamos alguns exemplos de testes para recrutamento e seleção bastante utilizados pelos profissionais de RH:

Provas de Raciocínio

Provas de raciocínio ajudam a compreender a capacidade do candidato para solução de problemas, interpretação de texto e tomada de decisões em curto espaço de tempo. Suas questões costumam incluir fundamentos de lógica, equivalência, probabilidade, geometria. Costumam ser bastante aplicadas em processos de seleção de trainees e em consultorias de estratégia.

Perfil Comportamental

Esse teste permite que o recrutador conheça características ligadas ao comportamento do candidato sendo importante para a formação de equipes produtivas. Um dos mais populares é o Teste DISC que avalia o comportamento das pessoas em um certo ambiente e é baseado na teoria desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marston. Este leva esse nome por afirmar que existem quatro traços básicos de comportamento nas pessoas: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Complacência (C).

Conhecimento Técnico

São testes desenvolvidos para avaliar os conhecimentos do candidato sobre questões relacionadas à posição em questão. Em geral consiste em um teste escrito com questões que tragam situações próximas às que serão enfrentadas no dia a dia do profissional e sejam úteis para indicar se o candidato demonstra capacidade técnica de desempenhar as funções requeridas para o cargo.

Estes exemplos de testes para recrutamento e seleção podem ser aplicados online tornando o processo mais simples e ágil tanto para recrutadores quanto para candidatos que podem até conferir seu desempenho imediatamente, se a empresa assim desejar. Além disso, contar com a tecnologia permite que as perguntas fiquem salvas em um banco de dados de fácil acesso podendo ser utilizadas sempre que necessário.

A solução STRONG IT MultiAvaliações para SAP SuccessFactors traz estes benefícios e foi desenvolvida especialmente para usuários do módulo de recrutamento do SAP SuccessFactors. Para maiores informações, converse com um de nossos especialistas.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário