Por que aplicar testes para recrutamento e seleção?

Por que aplicar testes para recrutamento e seleção?

 Acertar na escolha do candidato para uma vaga pode ser considerada uma vitória em sua empresa. Para garantir tal assertividade na contratação, é importante prestar atenção a todas as etapas do processo seletivo. E aplicar testes para recrutamento e seleção pode ser um ótimo começo.

Estes testes permitem conhecer ou confirmar as habilidades e as competências do candidato e seus traços de personalidade e comportamento. Além disso, permitem que o recrutador descubra se o candidato possui (ou não) aderência com a cultura e os valores da companhia.

Confira alguns dos principais testes para recrutamento e seleção e por que cada um deles é importante para encontrar os melhores profissionais para sua empresa:

Testes de habilidades específicas

Simulações de situações reais da empresa que o profissional certamente vivenciará caso seja aprovado no processo. Este tipo de avaliação pode ter a forma de um estudo de caso, um teste de linguagem de programação, criação de conteúdo de marketing, enfim, o que mais se adequar aos aspectos práticos da empresa.

Testes psicológicos

São testes complementares à entrevista e às avaliações técnicas e permitem analisar características de comportamento e personalidade do candidato. Por exigirem extremo cuidado, só podem ser aplicados por psicólogos. São exemplos bastante conhecidos destes testes: MBTI, DISC, Wartegg e Zulliger.

Testes de proficiência em idiomas

Testes de proficiência mensuram o nível de conhecimento do candidato em determinado idioma, considerando aspectos como escrita, gramática, interpretação, escuta e conversação. Este afirma se o profissional está apto para realizar o trabalho ao qual está se candidatando, com eficiência e com o domínio necessário do idioma.

Outros testes de recrutamento e seleção

Além das avaliações já mencionadas, é possível aplicar testes que avaliam outras habilidades dos candidatos, como liderança, capacidade de negociação e raciocínio lógico. Exemplos:

  • Teste de raciocínio lógico: mede a capacidade de solucionar problemas, interpretar textos e tomar decisões;
  • ADT (Inventário de Administração do Tempo): analisa a capacidade da pessoa em utilizar seu próprio tempo em um dia de trabalho. São 96 perguntas, divididas em 16 áreas, cujas respostas permitem diagnosticar quanto tempo foi desperdiçado.

Nem sempre o que funciona para encontrar um profissional para determinada posição se aplica para outro tipo de cargo. É preciso analisar o perfil da vaga antes de decidir quais testes para recrutamento e seleção aplicar. Mas não se deve deixar de aproveitá-los; os testes para recrutamento e seleção são ferramentas que auxiliam os profissionais de RH a ganhar tempo e assertividade.

Muitos destes testes podem ser aplicados online, eliminando tempo e custos tanto para a empresa quanto para candidatos. As empresas que utilizam a solução SAP SuccessFactors contam com uma ferramenta específica para a aplicação de testes para recrutamento e seleção: Cloud Evaluations. Esta permite a criação e administração de uma biblioteca de questões e avaliações de diversos temas, facilitando a montagem e aplicação de provas específicas para cada vaga, entre outras funcionalidades.

Ao reduzir o esforço total empregado na criação e administração de provas conceituais na seleção de candidatos, a solução Cloud Evaluations permite que os profissionais de RH aproveitem os benefícios da aplicação de testes para recrutamento e seleção de maneira ágil e simplificada.

 

 

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário