Os impactos da gestão de processos na implantação de sistemas

Quando planejam a implantação de um novo sistema de gestão, as empresas precisam cuidar de inúmeros detalhes. Da definição dos requisitos que precisam ser atendidos à escolha do parceiro de implantação, muitas horas são gastas e grande número de profissionais são envolvidos. No entanto, todo esse planejamento não é suficiente para garantir o sucesso de um projeto, muito menos para assegurar o melhor uso do novo (e caro) sistema. Para tanto, antes de pensar nos aspectos técnicos de um projeto, as empresas devem dar atenção aos processos de negócio que serão atendidos. A gestão de processos deve ser considerada uma frente fundamental para o sucesso de um projeto de implementação de sistemas.

Podemos dizer que todo o funcionamento de uma empresa está baseado em processos. Além disso, as mudanças cada vez mais frequentes nas condições dos mercados e na própria tecnologia afetam as empresas e alteram seus processos de negócio. Em última análise, o nível de eficiência de uma empresa é, em boa parte, determinado pelo nível de eficiência dos processos de negócio que ela executa. Processos considerados eficientes são aqueles que permitem que a empresa atinja seus objetivos estratégicos, no prazo definido e com o menor custo possível.

A gestão de processos realizada antes da implantação pode reduzir a necessidade de customizações nos sistemas

A gestão de processos com foco na melhoria contínua permite que as empresas adotem as melhores práticas de mercado para seus processos de negócio, eliminando ineficiências e garantindo o perfeito alinhamento às diretrizes estratégicas. Realizada em uma etapa anterior e distinta do projeto de implantação, permite que este seja executado com menor esforço e maior chance de sucesso. Com os processos otimizados e alinhados às melhores práticas, o nível de aderência ao novo sistema será maior, permitindo um melhor uso da versão standard, com menos customizações e, por consequência, menor custo operacional.

Em Recursos Humanos a necessidade de otimizar processos é potencializada pelo protagonismo que a área vem assumindo nos últimos anos. Na medida em que se coloca como parceiro estratégico dos negócios da empresa, o RH assume responsabilidades e metas para as quais deve estar preparado. O uso crescente de sistemas automatizados no apoio à gestão de talentos cria uma demanda por eficiência que só poderá ser atendida por meio das melhorias trazidas pela gestão de processos.

Aqui na STRONG contamos com uma equipe de gestão de processos de RH especializada em projetos de implementação SAP. Nosso objetivo é garantir que a adoção do novo sistema ocorra da maneira mais tranquila possível, sem surpresas desagradáveis. Converse com nossos especialistas e conheça nossa abordagem em gestão de processos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário