eSocial: STRONG IT preparada para ser a parceira de sua empresa nesta empreitada

Em nosso último artigo  destacamos aspectos importantes para a adoção do eSocial. O projeto exige engajamento de gestores, novos processos, adequação de sistemas, treinamento de colaboradores entre outras demandas.

Apesar de não ser um projeto exclusivo de TI – a área de RH também deve ter total envolvimento - o volume de dados exigidos pelo eSocial requer investimentos em sistemas e para que não haja erros e desperdício de recursos é importante contar com um parceiro da área de tecnologia experiente que possa apoiar a empresa nessa transição.

 Nossa experiência em eSocial

 A STRONG IT, parceira da SAP, no mercado há mais de 15 anos, é uma das principais empresas especialistas em soluções para os processos de RH do Brasil e participa de projetos do eSocial desde 2013.

Nos últimos 4 anos, iniciamos a análise das diversas versões de manuais do eSocial e através de grupos de estudos foi possível conhecer profundamente o projeto e os eventos não entregues pela SAP ou aqueles que seriam entregues parcialmente.

Através destes grupos de estudos, conseguimos capacitar os melhores profissionais para atendimento a este projeto. Conseguimos também criar as melhores soluções para adequação ao layout e sua entrega.

Ao longo de 2017, a STRONG IT realizou com sucesso mais de uma dúzia de projetos de implantação do eSocial em clientes dos mais diversos segmentos, o que nos permitiu desenvolver um arsenal de ferramentas e aceleradores, além de uma metodologia abrangente e eficiente para endereçar todas as questões relacionadas a essa obrigação acessória.

Nossa atuação em eSocial

 A STRONG IT tem uma solução completa de serviços para a implantação do eSocial em empresas de qualquer porte que utilizem o sistema SAP. Essa solução é composta por:

  • cockpit de processos, que permite o acompanhamento das entregas feitas;
  • tabelas auxiliares para o armazenamento de eventos não cobertos pelo versão standard da SAP;
  • funcionalidades complementares;
  • geradores de eventos e um portal web para saneamento de dados cadastrais.

Além disso, nossos consultores dão todo o apoio necessário para a padronização e otimização dos processos que irão gerar os dados requeridos pelo eSocial, de modo a atender a essa obrigação de modo eficiente e consistente.

Já para empresas que não utilizam o módulo para RH da SAP, nós oferecemos o uso do Portal de Saneamento de Dados, que facilita o trabalho de atualização dos dados dos colaboradores e o apoio consultivo na identificação de gaps de dados e processos, garantindo a entrega dos diversos leiautes com total segurança e de forma otimizada.

Etapas que compõem um projeto de eSocial

Para empresas que já utilizam o sistema SAP HCM ou SuccessFactors, o projeto de implantação do eSocial é composto por cinco etapas:

  • Preparação inicial: planejamento detalhado de atividades e a preparação do ambiente;
  • Revisão de processos: levantamento detalhado de processos, dados e configurações do sistema visando a identificação e a resolução de gaps;
  • Implantação: configurações e testes (unitários e integrais);
  • Cutover: preparação final do ambiente de Produção
  • Go Live: entrega dos primeiros leiautes.

O prazo médio aproximado de duração do projeto é de 4 meses - sem considerar o período posterior, de acompanhamento da entrega dos diferentes eventos. Para empresas que já usam o SAP HCM ou SuccessFactors, a STRONG IT realiza um trabalho centrado na identificação e resolução de gaps de dados e processos, além do saneamento cadastral, em um prazo aproximado de duas a três semanas.

Nossa equipe encontra-se preparada para ajudar novas empresas em todo o processo de preparação e adoção do eSocial. Visite nossa página e entre em contato com nossos especialistas!

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário