Em momentos de crise, não somente os resultados financeiros de uma empresa são impactados, mas também a produtividade do trabalho e o desempenho das equipes. E a maneira com que os executivos conduzem o dia a dia pode comprometer o clima na empresa, aumentar a rotatividade, prejudicar a qualidade do trabalho e impactar negativamente os da organização.
Para que isto não aconteça, é importante que a área de Recursos Humanos mantenha a atenção em diferentes aspectos:
- Transparência:
Falar abertamente sobre uma retração dos negócios da companhia pode ajudar as pessoas a sentirem que o gestor tem algum controle sobre a situação. Envolver os colaboradores pode fazer com que se sintam mais participativas e menos suscetíveis a preocupações.
- Desenvolvimento:
Algumas empresas podem optar por cortar o orçamento para o desenvolvimento dos funcionários, mas é recomendável cautela já que aprimorar as qualificações da equipe poderá valer a pena no curto e no longo prazos. No entanto, é fundamental priorizar os treinamentos que realmente agreguem mais valor ao negócio.
- Sobrecarga de trabalho:
Em caso de demissões, o ideal é determinar quais deveres são críticos para a missão e manter os esforços nessas atividades. As demais tarefas devem ser delegadas ou executadas por profissionais temporários, se necessário, ou talvez seja válido adiar a execução de algumas delas. Essa adequação ajudará a evitar a sobrecarga dos funcionários.
Estes cuidados podem ajudar a preservar a equipe e manter a motivação para superar eventuais dificuldades, além de fortalecer a empresa para começar sua recuperação.