Como o eSocial vai impactar o RH

Se você atua em RH e está vivendo a transição para o eSocial, pode estar pensando “o eSocial vai complicar a minha vida”. Em um primeiro momento, pode ser que sim, pois é um projeto complexo, que envolve muitas pessoas e, portanto, demanda uma curva de aprendizado. Caberá ao RH, com a participação de outras áreas da empresa, garantir a condução das ações e o cumprimento dos prazos.

Mas a longo prazo, espera-se que os ganhos sejam significativos. Um primeiro exemplo de ganho deve ocorrer em compliance. Com todos os eventos trabalhistas registrados no eSocial, a relação entre empresa e colaborador, e entre RH e colaborador, deve se tornar mais transparente.

Com a obrigatoriedade da implantação do eSocial nas empresas, mais do que nunca o RH precisa ser eficiente na gestão de informações sobre os colaboradores. Caso contrário, a integração da ferramenta com a Receita Federal vai acusar/refutar erros nos dados dos empregados.

Um segundo ganho que podemos citar está no aumento da produtividade do RH. O eSocial pode ser visto como o gatilho que vai desencadear uma mudança de paradigma na realização de tarefas burocráticas do RH. Esta área, em muitas empresas, ainda não foi tão impactada positivamente pela tecnologia, mas esta realidade deve mudar a partir de agora.

A solução mais eficaz é contar com um sistema preparado para as demandas do eSocial.

A STRONG IT tem uma solução completa de serviços para a implantação do eSocial em empresas de qualquer porte que utilizem o sistema SAP. Essa solução é composta por:

  • cockpit de processos, que permite o acompanhamento das entregas feitas;
  • tabelas auxiliares para o armazenamento de eventos não cobertos pelo versão standard da SAP;
  • funcionalidades complementares;
  • geradores de eventos e um portal web para saneamento de dados cadastrais.

Além disso, nossos consultores oferecem todo o apoio necessário para a padronização e otimização dos processos que irão gerar os dados requeridos pelo eSocial, de modo a atender a essa obrigação de modo eficiente e consistente.

Já para empresas que não utilizam o módulo para RH da SAP, nós oferecemos o uso do Portal de Saneamento de Dados, que facilita o trabalho de atualização dos dados dos colaboradores e o apoio consultivo na identificação de gaps de dados e processos, garantindo a entrega dos diversos leiautes com total segurança e de forma otimizada.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário