Como a gestão de processos de RH aumenta a produtividade

Com o aumento da competitividade dos negócios, o RH vem ganhando destaque e deixando de ser visto como apenas uma área que se concentra em atividades operacionais como folha de pagamento, mas sim como um elemento estratégico dentro da organização. Nas empresas mais avançadas, essa transição foi alcançada e o RH agora é visto como um parceiro de negócios, contribuindo para a estratégia organizacional. Uma parte fundamental de sua nova função é a compreensão de como a empresa pode melhorar a gestão de seus processos.

Desde a integração de novos colaboradores até o gerenciamento de desempenho, muitas práticas de RH estão baseadas em processos. No entanto, muitas vezes estes não são refinados e podem ser melhorados significativamente. Em suas atividades rotineiras, a maioria dos profissionais de RH já realiza processos, mas muitas vezes estes são mantidos em suas mentes”. Se este é o caso de sua empresa, vale a pena investir no mapeamento e na formalização destes processos.

Como os processos de RH podem impactar positivamente as organizações.

Podemos dizer que o aumento da produtividade passa pela adoção de sistemas e ferramentas de gestão de processos, que tem o potencial de gerar melhorias continuas tornando as organizações mais eficientes, mais assertivas e mais capazes de se adaptar às mudanças.

Empresas que não conseguem se adaptar às mudanças do cenário externo (economia, ambiente concorrencial, novas tecnologias, comportamento do consumidor) correm sérios riscos de entrar em extinção. A área de RH também precisa estar alinhada ao que acontece ao seu redor e preparada para responder com agilidade.

Ao investir em mapeamento e melhoria de seus processos de RH, a área, além de se tornar mais flexível, pode obter ganhos que afetam positivamente o dia a dia da equipe:

  • Otimização do tempo

Você às vezes tem a sensação de que perde muito tempo em tarefas que poderiam ser otimizadas ou até eliminadas sem prejuízo à empresa? Se sim, isto não acontece só com você.

Eliminar tarefas improdutivas e desnecessárias, concentrando o foco nas atividades que realmente são fundamentais é vital para a sustentabilidade de uma empresa.

  • Redução do stress

Uma empresa com processos mais racionais e bem definidos tem níveis menores de stress e mais produtividade. Desta forma, o RH se torna mais eficiente, menos burocrático e mais próximo das pessoas da organização.

  • Redução de sustos e surpresas desagradáveis

É impressionante como algumas áreas de RH estão sempre apagando incêndios, o que não é nada produtivo. Se isto é uma rotina, é sinal de algo está errado. Não é necessariamente culpa do RH, mas é responsabilidade do RH descobrir como evitar esses incêndios. Uma boa gestão de processos de RH consegue antecipar situações e permitir que estas sejam gerenciadas com cuidado e sem atropelos.

  • Melhora no clima organizacional

A falta de diretrizes claras aumenta a complexidade do trabalho e gera mais ansiedade e frustração. Quando estas variáveis saem de cena, as pessoas trabalham melhor e o resultado final ganha em qualidade.

Ao contar com um clima agradável, com menos stress, com regras claras, ferramentas apropriadas e tempo para trabalhar, os colaboradores de RH tendem a ser mais participativos e mais comprometidos com a empresa. O RH tem um papel cada vez mais importante no sucesso da empresa - rotatividade no quadro de pessoal custa caro. É hora de evoluir, e a gestão de processos é o caminho.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário