Boas práticas para um projeto de implantação de SAP SuccessFactors


A tecnologia tem evoluído muito durante estes últimos anos e a gestão de pessoas tem se beneficiado desta evolução. Um dos sistemas de gestão de RH mais bem-conceituados do mundo é o SAP SuccessFactors e, ano após ano, mais empresas decidem adotá-lo. Porém, um projeto de implementação de SAP pode demandar algumas mudanças de processos e até mesmo de cultura dentro da empresa. Por isso, para que a implantação seja um sucesso e o sistema plenamente utilizado é preciso se atentar para algumas boas práticas.

Uma prática que não pode faltar é a atenção à gestão de processos. Podemos dizer que todo o funcionamento de uma empresa está baseado em processos e os considerados eficientes são aqueles que permitem que a empresa atinja seus objetivos estratégicos, no prazo definido e com o menor custo possível. Portanto, antes de pensar nos aspectos técnicos de um projeto, as empresas devem dar atenção aos processos de negócio que serão atendidos. A gestão de processos deve ser considerada uma frente fundamental para o sucesso de um projeto de implementação de sistemas.

A seguir, outros aspectos que devem ser valorizados:

Planejamento prévio à implantação de SAP SuccessFactors

Este aspecto nem chega a ser exclusivo de um projeto de implantação: sem planejamento não se chega ao destino esperado. É preciso ter um plano com etapas, prazos e responsáveis. E não basta ter um esforço inicial e depois deixar o plano de lado. É necessário acompanhar de perto e fazer as correções necessárias.

Envolvimento das pessoas certas

Ainda na fase de planejamento, é preciso identificar quais pessoas da empresa são fundamentais e qual é o papel de cada uma. Aqui, é crucial o apoio e envolvimento da liderança. Mudanças na cultura da empresa tendem a ocorrer mais tranquilamente com o engajamento de seus líderes. 

Atenção para a comunicação

A comunicação tem um grande papel nesta fase e é muito importante adotar um tom objetivo, claro e transparente. Uma comunicação bem planejada e executada pode fazer a diferença para o sucesso da implantação. Quando a equipe é envolvida desde o início, costuma apresentar menos resistência às novas práticas. 

Realize treinamentos sobre o SAP SuccessFactors

Nunca se descuide dos treinamentos para os usuários (ou multiplicadores) do sistema! É muito recomendado que a consultoria que esteja implementando seja capaz de demonstrar todo o potencial da solução e possa tirar dúvidas para que o máximo de benefícios possa ser extraído desta aquisição. 

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário