A consolidação da avaliação contínua de desempenho nas empresas

A avaliação de desempenho tradicional anual costumava gerar certo desconforto: alguns gestores ficavam incomodados com a tarefa de dar feedback e funcionários podiam se sentir desorientados, o que acabava afetando o clima organizacional. Mas estudos mostram que as empresas estão aderindo cada vez mais à avaliação contínua de desempenho, mudando este cenário.

E no que consiste esta avaliação contínua de desempenho? Avaliações mais frequentes, simples e informais. Uma pesquisa* realizada pela consultoria Deloitte, com participação de mais de 10.000 empresas, apontou que 71% afirmaram que estão reavaliando seu sistema atual de gestão de performance ou atualizando-o nos últimos três anos.

Grandes empresas já adotaram a avaliação contínua de desempenho

Empresas como Accenture, GE, Goldman Sachs e Microsoft têm reformulado seus processos, acabando com a avaliação de desempenho anual e seus profissionais contam que a qualidade das conversas e feedbacks melhoraram e houve um aumento no engajamento de funcionários.

A Adobe adotou a partir de 2012 um processo de diálogo constante entre gestores e colaboradores, em que ambos dão feedback e são discutidas as expectativas de desenvolvimento de carreira. Este processo é visto como mais valioso e consome menos tempo.

Já a Deloitte criou uma avaliação com apenas quatro métricas expressas com perguntas como: “Levando em consideração o que eu conheço do desempenho dessa pessoa, eu gostaria de tê-la sempre na minha equipe?” e “Essa pessoa corre o risco de sofrer queda no desempenho?”,

É importante mencionar que empresas que querem promover mudanças no sistema de avaliação devem se planejar para este passo. As mudanças devem ser acompanhadas, entre outras coisas, de um novo treinamento para os gestores que passam a atuar mais como coaches, voltados para desenvolvimento do profissional em vez de apenas fazer um julgamento durante a avaliação.

O sistema de RH também deve estar preparado para esta nova realidade da empresa de forma a dar mais velocidade aos processos. Este é o caso do SAP SuccessFactors, que proporciona mecanismos para ampliação da cultura de gestão de desempenho contínuo e fornece insumos para decisões estratégicas da empresa.

A STRONG IT é especialista em processos de RH e em SAP SuccessFactors. Se sua empresa está considerando migrar para um modelo de avaliação contínua de desempenho, converse com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar.

*Fonte: Forbes

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário